Conheça Luiz Barsi, o rei dos dividendos

Luiz Barsi
Luiz Barsi Filho (10 de março de 1939) é um dos maiores investidores pessoa física da bolsa de valores do Brasil. É conhecido por investir em ações buscando principalmente o ganho com dividendos. Não por acaso, Barsi é apelidado por alguns como “Rei dos dividendos” ou também como “Warren Buffett brasileiro”. Apesar de sua fortuna estimada em mais de R$ 1 bilhão, até hoje é conhecido por ter um estilo de vida extremamente simples. Extravagâncias definitivamente não é com ele.

Com 9 anos de idade, Barsi começou a trabalhar como engraxate. Formou-se em economia e direito. Nos anos 60, quando trabalhava como auditor, começou a se interessar pelo mercado de ações. Ele conta que sua maior motivação para começar a investir em ações foi por perceber que era necessário garantir uma renda mensal na sua aposentadoria sem depender do governo. Quando tinha perto de 30 anos, começou a montar uma carteira de ações, que ele chamou de “Carteira Previdenciária”.

Para Luiz Barsi, investir na bolsa de valores é muito mais interessante do que abrir um negócio próprio. O embasamento de sua opinião está no fato de que, mesmo com pouco dinheiro, na bolsa é possível se tornar sócio de grandes projetos. E com esse mesmo dinheiro apenas seria possível abrir um pequeno negócio. Por isso, ele considera as ações a melhor alternativa para acumular patrimônio para aposentadoria.

Barsi começou investindo com pouco dinheiro, o que prova que não é necessário ser rico para investir na bolsa de valores. A primeira ação que ele escolheu para integrar seu “Portfólio Previdenciário” foi a da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Era uma ação que possuía alto Dividend Yield, sendo que como ele mesmo sempre diz, a distribuição de dividendos é o fator mais importante para uma carteira previdenciária ser sustentável. Outros fatores que influenciaram em sua decisão foi o fato de, na época, a ação estar cotada abaixo do seu VPA e também a empresa fazer parte de um setor perene (que possui extrema importância na vida da maioria das pessoas).

De forma resumida, a estratégia de Luiz Barsi é comprar ações de empresas lucrativas, que estejam baratas e distribuam bons dividendos, e reinvestir os ganhos (Value Investing). Para ele, os dividendos são mais importantes que a própria valorização da cotação da ação. Ele enxerga as crises como os melhores momentos para comprar ações na bolsa de valores, pois são nessas épocas que é possível comprar ações de excelentes empresas com ótimos descontos.

Segundo Barsi, disciplina e paciência são características cruciais para obter sucesso na bolsa de valores. Jamais coloque dinheiro que vá precisar utilizar em pouco tempo, pois as ações andam em ziguezague e não possuem prazo para retorno. Inclusive outro ponto importante na estratégia de Barsi é que não se deve nunca vender ações por necessidade, e sim comprar cada vez mais.

Barsi diz que dificilmente consegue-se fazer fortuna na bolsa apenas com especulação. Pelo contrário, o investidor que faz negócios em busca de grandes lucros em pouco tempo, tende a perder dinheiro e espalhar para os outros que a bolsa de valores é igual cassino, o que não é verdade. Também aconselha que nunca o investidor vá atrás de recomendações, mas sim aprenda a realizar a própria análise e a entender por qual motivo está comprando determinada ação.

Embora a estratégia de Luiz Barsi pareça simples, obviamente não é tão fácil colocá-la em prática. É necessário que o investidor saiba estudar a fundo as empresas para compreender quais são as melhores oportunidades de investimento. E esse estudo contempla muito mais do que uma simples análise dos fundamentos da empresa. Mas colocar em prática alguns dos ensinamentos de um grande investidor como ele, pode já ser o suficiente para que você consiga bons lucros e futuramente atinja sua independência financeira.

Comentários