Pump and dump: manipulação no mercado financeiro

Pump and dump mercado financeiro
Quem investe na bolsa de valores com certeza já deve ter ouvido alguma história sobre grupos de investidores mal-intencionados que disseminaram notícias falsas e boatos sobre uma empresa, no intuito de enganar outros investidores e consequentemente levantar a cotação das ações. No final, nenhuma notícia se concretizou e o papel devolveu toda a alta rapidamente. De forma resumida, essa é a famosa prática ilegal chamada de Pump and dump (“bombear e despejar”, em português).

O Pump and dump costuma ser feito principalmente em papéis de baixa liquidez, e gera prejuízos consideráveis aos investidores que acabaram influenciados pela euforia em torno do ativo manipulado. Como já explicado, os manipuladores compram o ativo, em seguida soltam notícias falsas e boatos para inflar o preço de forma artificial e por último vendem obtendo um bom lucro. Mas esses manipuladores vendem para quem? Justamente para os investidores que caíram na armadilha criada, ou seja, que compraram o ativo a preços mais altos acreditando que aquelas notícias eram verdadeiras e fariam a ação de fato mudar de patamar.

É muito importante entender que não existe dinheiro fácil na bolsa de valores. Na maioria das vezes, justamente pela falta de experiência no mercado, quem cai nessas armadilhas é o investidor iniciante que se ilude com a ideia de que será possível multiplicar o dinheiro em um curto espaço de tempo. Redes sociais, fóruns e chats sobre o mercado financeiro são ótimas ferramentas para se manter informado e trocar experiências sobre investimentos com outros usuários, mas há que ter muito cuidado. São justamente esses os locais preferidos em que os manipuladores agem. Por isso, desconfie de qualquer euforia em torno de ativos, e aprenda a “filtrar as informações” divulgadas na internet.

Comentários