O perigo de investir em IPO de ações

Investir em IPOs (Oferta Pública Inicial) de ações pode ser arriscado para pequenos investidores, pois geralmente há poucas informações sobre o histórico da companhia para que se possa tomar uma decisão de investimento. Além disso, as corretoras não podem dar seu parecer sobre IPOs, sobrando assim apenas a leitura do prospecto como referência para o investidor .

O problema dos prospectos:
são documentos que trazem informações sobre a empresa. O setor de atuação, o que pretende fazer com o dinheiro levantado na IPO (item muito importante), lucro projetado, riscos que o negócio possui e etc. Porém, é necessário lembrar que é feito pela empresa que está tentando “vender seu projeto” para investidores, logo os riscos do negócio podem estar sendo colocados de forma amenizada. Isso acaba tornando extremamente necessário que o investidor faça por conta própria um estudo aprofundado (algo complicado, já que pequenos investidores geralmente possuem informações restritas) sobre a empresa e do cenário de economia. Analisar o desempenho de empresas concorrentes na bolsa de valores, caso tenha, também pode ajudar.

Há algo que pode indicar que a ação vai subir no dia da IPO? Uma alta procura pelas ações no momento da reserva pode ser um indício, mas longe de ser garantia, que os papeis podem valorizar. Isto se explica porque investidores que não conseguiram reservar a quantidade total desejada vão tentar comprar impulsionando a cotação.

O que fazer? Por ser tudo muito imprevisível, e geralmente ter muita volatilidade nos primeiros dias, especialistas recomendam que investidores iniciantes tenham cautela com IPOs. O ideal é que uma eventual aposta seja feita apenas com uma pequena parte do capital do investidor, assim o prejuízo é limitado caso dê tudo errado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha Calculadora I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?

Planilha Orçamento Familiar

Como calcular o I.R em operações com Ações e Opções