Entenda o selo Cetip Certifica e a sua importância

Cetip Certifica
Você já verificou se a sua corretora de valores possui o selo Cetip Certifica? Corretoras que possuem ele são consideradas mais seguras e transparentes para aqueles clientes pessoa física ou jurídica que possuem determinadas aplicações de renda fixa. Devido à fusão da BM&FBovespa com a Cetip, o selo passou a ser chamado de B3 Certifica.

O selo é sinônimo de tranquilidade para os clientes das corretoras credenciadas, pois significa que as operações intermediadas por elas foram devidamente registradas, em nome e CPF do cliente, na CETIP, que é uma central de custódia. Por lei, as corretoras de valores só são obrigadas a fazer esse registro se o montante do investimento superar R$ 1 milhão. Porém, as corretoras que possuem o selo se comprometem a registrar a operação sempre em nome do investidor, independente de valores.

Por que esse registro em nome do próprio cliente é tão importante? Caso ocorra um problema com a corretora, como a falência da mesma, bastará que o cliente faça a transferência de custódia para uma outra corretora – não haverá perigo nenhum de perder o investimento, pois os títulos não estarão misturados com o patrimônio da corretora. Também é importante caso ocorra falência do banco emissor do título, pois neste caso o ressarcimento pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) será mais rápido, já que será possível que o FGC identifique de forma perfeita e imediata os direitos do investidor.

O B3 Certifica assegura o registro de Investimentos como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra Financeira (LF) privada, Letra de Câmbio (LC), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Recibo de Depósito Bancário (RDB), entre outros (veja a lista aqui). Vale lembrar que títulos de Tesouro Direto, assim como ações, são registrados na CBLC (Central Brasileira de Liquidação e Custódia) e podem ser acompanhados no Canal Eletrônico do Investidor (CEI).

Onde verificar se meus investimentos estão registrados na CETIP?

Comentários