Lançamento de Opções

Lançamento de Opções - Bolsa de Valores
Como já vimos no artigo “Introdução ao Mercado de Opções“, é possível lançar dois tipos de opções: Calls e Puts. O lançador é quem recebe o prêmio e assume a obrigação de comprar ou vender o ativo-objeto, e o titular é quem compra a opção e pode exercer o direito de comprar ou vender o ativo-objeto. Agora vamos entender os tipos de lançamentos de opções.

Lançamento Coberto Opções de Compra (Call)

Quando o investidor compra as ações no mercado à vista antes de vender as opções (ou seja, já possui as ações em custódia antes de realizar o lançamento da opção). É uma operação que pode ser utilizada para obter uma rentabilidade extra e amenizar riscos. SAIBA MAIS

Lançamento Descoberto Opções de Compra (Call)

Quando o investidor não possui as ações em custódia e vende as opções. Esta é uma operação de alto risco que poucas corretoras aceitam, ou quando aceitam exigem garantias. SAIBA MAIS

Lançamento Opções de Venda (Put)

Essa operação pode ser realizada quando o investidor acredita na valorização da ação-objeto. O investidor lança opções do tipo Put, e recebe o valor do prêmio. Se a ação-objeto ficar cotada acima do preço de exercício, a opção tende a se desvalorizar (virar pó), e o prêmio recebido pela venda da opção será o lucro da operação. Essa desvalorização da opção ocorre porque, como a ação estará cotada acima do preço de exercício, vale mais a pena o titular vender a ação no mercado à vista (sem ser através do exercício da opção).

Porém há riscos. Se a ação-objeto ficar cotada abaixo do preço de exercício, o investidor terá que comprar as ações do titular da opção ao preço de exercício. Sendo assim, o prejuízo do lançador da opção se daria pela diferença entre a venda através do exercício e a compra da ação no mercado à vista. Como inicialmente foi recebido o prêmio pelo lançamento da opção, este iria ajudar a abater o prejuízo da operação. O prejuízo máximo ocorreria se a ação-objeto ficasse cotada próxima a zero (ou seja, o prejuízo é limitado ao valor da ação-objeto).

Comentários

  1. Muito bom esse artigo e os relacionados!

    Só não me ficou claro uma coisa: Como esse procedimento de lançamento é realizado? Qualquer um pode lançar uma opção no mercado a qualquer momento?

    Por exemplo, eu tenho ativos ABCD e quero lançar opções de venda no mercado para garantir um preço futuro. Como eu faço isso? Envio uma ordem de venda "descoberta" das opções, sem ter comprado antes de outra pessoa? Ou precisa ser tratado pela Mesa da corretora?

    Aí depois essa opção vai ficar "passeando" de uma pessoa a outra até o dia do vencimento e, como fui eu que lancei, poderei exercer o meu direito, é isso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,

      No caso você está falando em lançamento coberto, pois você tem a ação e quer lançar uma opção. Então você simplesmente lança uma ordem de venda de uma opção Call pelo Home Broker (não precisa ter a opção em custódia para fazer isso).

      Depois na data de vencimento quem decidirá se quer exercer a opção é o titular da opção (ou seja, o comprador da opção e não você). Isso logicamente vai depender do preço que vai estar a ação na data de exercício. Se a ação tiver cotada acima do preço de exercício da opção, valerá a pena para o titular exercer o direito de compra. Se tiver abaixo, não.

      Se você for exercido, precisará vender as ações para o titular ao preço de exercício. Se as opções virarem pó (não forem exercidas), você continua com a ação em carteira e o prêmio recebido pela opção fica como lucro para você.

      Você também tem a opção de recomprar a opção vendida até a data de exercício, nesse caso seu resultado será a diferença entre o preço de compra e é o preço de venda da opção. O comprador (titular) também tem o direito de zerar a posição a qualquer momento realizando a venda da opção.

      Até a data de exercício a opção ficará “passeando de uma pessoa para a outra” e no final quem terá direito de exercer será o “último comprador/titular” das opções.

      Excluir

Postar um comentário