Saiba utilizar a Agulhada do Didi

A Agulhada do Didi foi criada pelo grafista brasileiro Odir Aguiar. É preciso plotar as médias móveis simples de 3, 8 e 20 períodos em um gráfico de qualquer periodicidade e de preferência de ativos com grande volume e boa liquidez, pois neles o método funciona melhor.

Ocorre quando as três médias começam a correr juntas ou muito próximas, de forma que passam por dentro do “corpo” de um Candle (utilizar gráfico de candlesticks) e na definição se separam como se fossem linhas passando por uma agulha. É importante que a definição seja acompanhada por um volume de negócios acima da média.

A agulhada indica alta quando a média de 3 períodos sai por cima, a de 8 pelo meio, a de 20 por baixo.
Análise Técnica - Agulhada do Didi

A agulhada indica baixa quando a média de 3 períodos sai por baixo, a de 8 pelo meio, a de 20 por cima.
Análise Técnica - Agulhada do Didi

A hora de realizar o lucro varia de investidor para investidor. Alguns fecham a operação quando o ativo volta a fechar abaixo da média de 8 dias. Outros aguardam um fechamento abaixo da média contrária ao movimento (20 dias no caso de agulhada de alta e 3 dias no caso de agulhada de baixa). Há também quem utilize o Fibonacci de modo a traçar um objetivo onde deve encerrar a operação.

Comentários

  1. Qual indicador utilizado no volume, media móvel de que tipo e periodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, costumo utilizar uma média simples (aritmética) de 20 períodos no volume.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pode ser qualquer timeframe, porém os melhores resultados costumam ser obtidos através de gráficos de periodicidades maiores.

      Excluir
  3. E pode ser utilizado no mercado Futuro? Indice, mini indice, dolar, mini dolar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim utilizar para operar índice e dólar Luciano. Abraços

      Excluir
  4. Já sei que ele se aplica em qualquer tempo gráfico, porém, eu gostaria de saber ou pelo menos ter uma base de qual seria o tempo gráfico ideal para aplicar Didi Índex (Agulhadas do Didi).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ricardo, quanto maior for o período gráfico utilizado, maior será a taxa de acerto. Gráficos intraday em geral geram muitos sinais falsos. Principalmente se for de 5 ou 15 minutos. Pelo menos na minha opinião, o ideal seria aplicar no mínimo em gráfico de 60 minutos... mas os melhores resultados são em gráfico diário, semanal...

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Gráficos menores geram muito ruídos e sinais falsos. Comecei a utilizar ele em Janeiro no gráfico de 5 e 15 minutos, e realmente tem muito sinal falso. Mas caso eu queira utilizar ele no gráfico diário ou semanal, eu teria que mudar minha categoria de Day Trader para Swing Trader correto, haja visto eu ter que segurar por dias ou até semanas a operação quando aparecer uma agulhada. É isso?

      Excluir
    3. Exato Ricardo, se for utilizar em gráfico diário ou semanal, terá que mudar teu “estilo de operação” para swing trade.

      Para tentar diminuir os sinais falsos, você pode usar outro indicador para “confirmar o sinal da agulhada”. O MACD, por exemplo, é um bom indicador para isso...

      Outro ponto a ser observado é se a agulhada está ocorrendo junto com o rompimento de um suporte ou resistência. Isto também ajuda na validação.

      Excluir

Postar um comentário