Como declarar IR atrasado de anos anteriores

Muitas pessoas simplesmente não sabem que deveriam ter declarado imposto de renda nos anos anteriores e se dão conta disso após muito tempo, ao verificarem que seu CPF está pendente de regularização. A situação pode ser facilmente resolvida, porém haverá cobrança de multa por não ter entregue a declaração de IR dentro do prazo.

Para preencher uma declaração atrasada relativa aos últimos 5 anos, basta ir até o site da Receita Federal e baixar o programa da DIRPF do ano em questão. O preenchimento deve ser feito exatamente da mesma maneira que seria feito caso fosse entregue dentro do prazo. Após enviar a declaração no final do preenchimento, o programa irá gerar uma mensagem sobre a multa gerada por atraso e também irá gerar a DARF para posterior pagamento. A DARF pode ser impressa indo na ficha "Imprimir - Darf de Multa por Entrega em Atraso".

regularizar declaração de imposto de renda atrasado

A multa, para cada declaração em atraso, é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo de 20% mais juros proporcionais à Selic, calculado sobre o imposto devido. O imposto devido pode ser visto na aba "Resumo da Declaração - Cálculo do Imposto", conforme imagem abaixo.

regularizar declaração de imposto de renda atrasado

Links para baixar os programas dos anos anteriores no site da Receita Federal:

Declaração IRPF 2018
Declaração IRPF 2017
Declaração IRPF 2016
Declaração IRPF 2015
Declaração IRPF 2014

Comentários