Declaração de Título de Capitalização no IRPF

Para declarar Títulos de Capitalização no imposto de renda, peça o Informe de Rendimentos ao banco onde você possui a aplicação. É extremamente importante declarar os números exatamente igual ao informe de rendimentos para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Para declarar saldo investido no Título de Capitalização vá até a ficha de Bens e Direitos e utilize o código “49 – Outras aplicações e investimentos”. Na discriminação insira que se trata de Título de Capitalização no “Banco X com CNPJ...”. Nos campos de 31/12 coloque os saldos igual aos que constarem no informe de rendimentos.

Declaração de Título de Capitalização no IRPF

Prêmios ganhos devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” – código “12 – Outros”. Insira o beneficiário (titular ou dependente da declaração), nome e CPNJ da fonte pagadora. Na descrição informe que é um prêmio de Título de Capitalização e lance o valor do prêmio conforme constar no informe de rendimentos.

Resgate de Título de Capitalização deve ser inserido na ficha de "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva", também com o código “12 – Outros”. Insira o beneficiário (titular ou dependente da declaração), nome e CPNJ da fonte pagadora. Na descrição informe que é um Resgate de Título de Capitalização e lance o valor líquido de IR, exatamente como constar no informe de rendimentos.

Declaração de Título de Capitalização no IRPF

Comentários