Utilizando a Formatação Condicional no Excel

A Formatação Condicional do Excel serve, de forma resumida, para criar uma customização da célula conforme for o resultado que consta nela. Ou seja, é uma boa maneira de facilitar a interpretação de resultados da tabela. Utilizar a formatação condicional é bem simples. Confira abaixo.

1º) Selecione as células que você deseja que façam parte da formatação condicional. Após, na guia Início (ou Página Inicial em versões pós 2007 do Excel) localize “Formatação Condicional”. Ao clicar você verá um menu com opções para montar a Formatação Condicional.

Formatação Condicional Excel

Abaixo uma explicação básica sobre como utilizar.

1) Realçar regras da célula. Com esta opção você pode facilmente realçar células que sejam maior que um valor, menor que um valor, que esteja entre algum valor... Que o texto da célula contenha alguma palavra / letra. No primeiro exemplo abaixo queremos que a célula fique vermelha se o número for maior que 55. No segundo queremos que a célula fique vermelha caso contenha a palavra prejuízo.

Formatação Condicional Excel
Exemplo 1
Formatação Condicional Excel
Exemplo 2
2) Regras de Primeiros/Últimos: pode ser utilizada, por exemplo, para pintar todos os números abaixo da média. No exemplo a seguir temos uma coluna que vai do número 1 ao 11. Se somarmos todos os números deste intervalo de células e dividirmos por 11 teremos a média 6. Ou seja, qualquer número abaixo de 6 deve ter a célula pintada de vermelho.

Formatação Condicional Excel

3) Barras de Dados: exibe barras com tamanhos diferentes, conforme o valor do número.

Formatação Condicional Excel

4) Escalas de Cor: você escolhe uma escala e cor conforme o valor da célula. No exemplo abaixo queremos que a cor verde vá ficando mais forte conforme o número vai aumentando. Para criar a regra utilizando “Escalas de Cor > Mais regras”

Formatação Condicional Excel

5) Conjunto de Ícones: você pode escolher um ícone para aparecer junto ao número. Na planilha abaixo para cálculo resultado de operações na bolsa de valores, você poderia utilizar, por exemplo, sinal verde para indicar lucro, sinal vermelho para prejuízo e um sinal amarelo para aquelas operações que ficaram no zero a zero.

Formatação Condicional Excel

6) Gerenciar Regras: aqui você pode excluir, editar e criar outras regras.

Formatação Condicional Excel

Enfim, há várias maneiras de utilizar a Formatação Condicional do Excel. Com a explicação acima você já saberá o básico sobre Formatação Condicional para começar a melhorar suas planilhas. Se você deseja aprender mais sobre Excel, recomendo dar uma olhada no curso Excel Descomplicado ( CLIQUE AQUI ).

Comentários