Como interpretar o gráfico Heiken-Ashi

Parecido com o gráfico de Candlesticks, o gráfico Heiken-Ashi busca facilitar a visualização das tendências de alta e de baixa. Para isso, ele possui diferenças nas barras, que também são compostas de abertura, fechamento, mínima e máxima, porém com pontos obtidos através das seguintes fórmulas:

Fechamento = Média dos 4 pontos de um candle normal. (abert + fech + máx + mín)/4

Abertura = (abertura barra Heiken-Ashi anterior + fechamento barra Heiken-Ashi anterior)/2

Máxima = É o valor do maior ponto entre máxima do candle normal, abertura Heiken-Ashi e fechamento Heiken-Ashi

Mínima = É o valor do menor ponto entre mínima do candle normal, abertura Heiken-Ashi e fechamento Heiken-Ashi

Gráfico Heiken-Ashi, Análise Técnica
Comparação Gráfico Candlesticks (superior) e Gráfico Heiken-Ashi (inferior)


Como interpretar o gráfico de Heiken-Ashi
✔ Temos uma tendência de alta quando há candles de alta e uma tendência de baixa quando há candles vermelhos;

✔ A tendência de alta é forte se houver sequencia de candles verdes com corpo grande e pouca sombra inferior e a tendência de baixa é forte se houver sequencia de candles vermelhos com corpo grande e pouca sombra superior;

✔ A tendência de alta é fraca se houver sequencia de candles verdes com corpo pequeno e sombra inferior. A tendência de baixa é fraca quando começam a aparecer sequencia de candles vermelhos com corpo pequeno e sombra superior;

✔ Há período de consolidação quando houver sequencia de candles com corpo pequeno e sombra inferior e superior;

✔ Há possibilidade de reversão da tendência de alta quando aparece um candle verde com corpo pequeno e longas sombras. Sinal de reversão da tendência de baixa ocorre quando aparece um candle vermelho com corpo pequeno e longas sombras.

Como podemos ver, essa nova forma de apurar os pontos do “candle” acaba por suavizar o gráfico. Ou seja, próprio candle faz o “papel de média móvel”, o que torna o gráfico de Heiken-Ashi muito útil principalmente para estratégias seguidoras de tendências.

Comentários

  1. Como encontrar "abertura barra Heiken-Ashi anterior " se eu não possuo nem a atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você não vai utilizar a “barra atual” pra calcular a abertura da “barra Heiken-Ashi anterior”...

      A abertura da “barra atual” do Heiken Ashi você vai calcular conferindo a “barra anterior”.

      Já a abertura dessa “barra anterior” você vai calcular verificando a barra que antecede ela (a anterior a ela).

      Abertura = (abertura barra Heiken-Ashi anterior + fechamento barra Heiken-Ashi anterior)/2

      Excluir
    2. Olá, obrigado pela resposta!
      Vamos lá!?
      Hoje eu possuo os valores de 500 "barrasNormais", consegui obter o valor do fechamentoHA somando os 4 valores do candleNormal corrente e dividi por 4, assim obtive o valor correto,
      e tambem usando a formula acima consegui a minimaHA.
      Porem ao fazer o calculo da abertura do barra Heiken-Ashi atual é necessário possuir "abertura barra Heiken-Ashi anterior", ai que esta a duvida sobre o post, preciso ter pelo menos um valor do Heiken Ashi para chegar no candle atual.
      Tentando resumir, normalmente não temos o valor da barraHA anterior, para calcular o valor da abertura do candle atual, outro exemplo, consigo obter o calculo do fechamento da barra anterior usando as informações das "barrasNormais" que possuo, mas da aberturaHA sempre vou precisar da barra anterior do HA.
      Obrigado pela atençao, espero ter explicado minha duvida e não ter complicado mais rs.

      Excluir
    3. Olá Ewerthon,

      Você disse que normalmente não temos o valor da barra Heiken Ashi anterior. Como assim? Sempre temos. Só não teria se o gráfico que você está utilizando possuir falhas e não mostrar essa barra do pregão/período anterior.

      A abertura sempre vai ser o “preço de abertura da barra anterior + preço de fechamento da barra anterior dividido por dois”.

      Exatamente por isso, se você analisar um gráfico Heiken Ashi, as aberturas das barras vão estar sempre na metade do “corpo” (ou seja, sem contar as sombras) da barra Heiken Ashi anterior.

      Excluir
  2. boa tarde, muito obriga por trazer o indicador. A pergunta é: Qual a melhor configuração para um swing trade, seria usando a configuração padrão de 7 períodos? Eu já penso em usá-lo na casa dos 15 períodos num gráfico diário e para swing trade. Agora no gráfico de 1 minuto do day trade WIN estou testando o padrão mais rápido de 7 período o qual está mostrando muita assertividade.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Não consigo entender como calcular o fechamento do candle no heikin ashi. Você pode me dar um exemplo? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, o valor de fechamento da barra do heiken-ashi vem do cálculo: (cotação abertura pregão + cotação mínima do pregão + cotação máxima do pregão + cotação de fechamento pregão) / 4

      Excluir

Postar um comentário

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.