Balance of Power (BoP): o que é e como utilizar

Criado por Igor Livshin, Balance of Power é um indicador que mede o equilíbrio entre compradores e vendedores. Isso é, dá uma noção de quem está predominando no mercado e consequentemente se o mercado é altista ou baixista. Essa representação é feita por uma linha, que oscila em uma faixa de -1 a +1 (sendo o zero a zona de equilíbrio de vendedores e compradores), calculada da seguinte maneira:

Balance of Power = (preço de fechamento - preço de abertura) / (máxima - mínima)

Tendo isso calculado (para cada período do gráfico), irá adicionar uma média móvel simples de n períodos do BoP, ou seja, dessa linha que calculamos com a fórmula acima. Esta média será utilizada para as análises que comentarei a seguir.

Balance of Power (BoP) - Análise Técnica

Verificar a tendência...

- Tendência de alta quando a média está acima de 0 e crescente;
- Tendência de baixa quando a média está abaixo de zero e decrescente.

Cruzamento com a linha zero...

- Compra quando a média cruza a linha 0 de baixo para cima;
- Venda quando a média cruza a linha 0 de cima para baixo.

Analisar divergências...

Sinal de proximidade de reversão da tendência

- A divergência de alta ocorre quando os preços formam fundos cada vez mais baixos, enquanto que a média BoP faz fundos cada vez mais altos (sinal de compra);
- A divergência de baixa ocorre quando os preços formam topos cada vez mais altos, enquanto o a média BoP forma topos cada vez mais baixos (sinal de venda).

Sinal que a tendência deve continuar

- Se o mercado forma topos cada vez mais altos e a média BoP também, é indicação de que a tendência de alta deve continuar;
- Se o mercado forma fundos cada vez mais baixos e a média BoP também, é indicação de que a tendência de baixa deve continuar.

Balance of Power (BoP) - Análise Técnica

Analisar níveis de sobrecompra e sobrevenda...

Verificar regiões em que costuma bater e corrigir e criar as zonas de sobrevenda e sobrecompra. É necessário ter cuidado, pois em alguns casos o papel está sobrevendido e continua caindo ou está sobrecomprado e continua subindo. Assim é interessante confirmar com outros indicadores para ver se realmente é uma região boa para compra ou venda.

Balance of Power (BoP) - Análise Técnica

Comentários

  1. "está sobrevendido e continua caindo ou está sobrecomprado e continua subindo". Acho que o texto quer dizer: sobrecomprado e continua caindo e só revendido e continua subindo. Afinal, se está sendo vendido acima da média é natural que desça e se está sendo comprado acima da média, é n@t>tal que suba, e não o inverso, como diz o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto está correto.

      Se o papel está caindo, e o indicador chegou na região de sobrevenda, significa que há possibilidade desse papel estar se aproximando da ocorrência de uma alta / repique. Porém o texto alerta que é necessário cuidado, pois esse repique de alta “esperado” pode não ocorrer, e o ativo continuar em trajetória de queda. Continuando com o preço caindo e o indicador na região sobrevendida por bastante tempo.

      Do mesmo jeito que se o papel está subindo, e o indicador chegou na região de sobrecompra, significa que há possibilidade desse papel estar se aproximando da ocorrência de uma queda / correção. Porém o texto alerta que é necessário cuidado, pois essa queda “esperada” pode não ocorrer, e o ativo continuar em trajetória de alta. Continuando com o preço subindo e o indicador na região sobrecompra por bastante tempo.

      Por isso nenhuma análise pode se basear apenas em um único indicador, já que todos podem falhar. Ou seja, deve combinar outros indicadores / métodos na análise pra confirmar se realmente é ponto de compra ou venda, e nunca esquecer do stop.

      Excluir

Postar um comentário