Onde declarar LCI LCA no Imposto de Renda?

Declarar LCI e LCA no imposto de renda é uma tarefa bem simples. Primeiro peça para o banco ou corretora pela qual você comprou o título lhe enviar o Informe de Rendimentos. Muitas disponibilizam o documento pelo site. Com ele em mãos abra o programa da declaração do imposto de renda e vá até a ficha Bens e Direitos. Clique em Novo e utilize o código 45 – Aplicações de renda fixa (CDB, RDB e outros). Em CNPJ, coloque o que constar no Informe de Rendimentos (caso o informe de rendimentos não indique o CNPJ do emissor da Letra de Crédito, utilize o CNPJ da corretora utilizada para compra). Na discriminação coloque qual o investimento, informação sobre nome do emissor e o banco e corretora utilizada para compra, além de data de vencimento do título.

Os valores que devem ser inseridos em 31/12 estão no Informe de Rendimentos. Coloque os valores exatamente como está informado nele, pois a Receita Federal cruza os dados declarados com os do informe.

LCI LCA Imposto de Renda

Como declarar o rendimento de LCI e LCA?

No caso de vencimento ou resgate do investimento no ano calendário da declaração, então deve também declarar os rendimentos do título. Vale lembrar que o rendimento não é tributado, mas deve colocado na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, código 12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI). Insira CNPJ (caso o informe de rendimentos não indique o CNPJ do emissor da Letra de Crédito, utilize o CNPJ da corretora utilizada para compra), nome da fonte pagadora e valor do rendimento, de forma idêntica ao que constar no Informe de Rendimentos.

LCI LCA Imposto de Renda

Comentários