EWZ - iShares MSCI Brazil. O que é?

Negociado no mercado americano, o EWZ – iShares MSCI Brazil é o Exchange-Traded Fund (ETF) mais líquido do mundo ligado às ações brasileiras. Também chamado de “Ibovespa dolarizado”, este fundo de índice aplica nas ADRs das empresas de maior peso no Ibovespa, com o objetivo de replicar o desempenho do principal índice da bolsa de valores do Brasil. Isso significa que, quando o Ibovespa sobe, o EWZ tende a valorizar na mesma proporção, e quando o Ibovespa desce, o EWZ tende a desvalorizar na mesma proporção.

Logicamente, pelo fato de representar o Ibovespa em dólar, a variação do dólar é outro fator que influencia diretamente na cotação do EWZ. Uma alta do dólar pressionará a cotação do ETF para baixo, e uma queda no dólar pressionará a cotação para cima. Isso significa que a variação percentual do EWZ nem sempre será exatamente a mesma do Ibovespa, pois a cotação também se ajusta à variação cambial.

Analisar o EWZ pode ser útil para, por exemplo, verificar o “tamanho do apetite" dos investidores estrangeiros pelo Brasil. Além disso, é muito interessante acompanhar o desempenho deste ETF quando a bolsa de valores brasileira está fechada por conta de algum feriado, pois costuma dar indícios de como será a abertura do Ibovespa no pregão seguinte.

Confira abaixo o gráfico do EWZ - iShares MSCI Brazil.


Comentários