Como gerar DARF bolsa de valores (ações)?

Emitido pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria da Receita Federal, DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é um documento que serve para a cobrança de impostos administrados por esses órgãos. Abaixo veremos como gerar uma DARF para pagamento de imposto sobre ganhos líquidos em bolsa de valores, utilizando o programa SiCalc.

DARF 6015 como preencher


Para ficar em dia com a receita, se você investe na bolsa de valores precisa estar atento a necessidade de recolhimento de imposto de renda mensalmente em caso de apuração de lucros (Leia: Como Calcular I.R. Ações e Opções). Uma maneira bem fácil de gerar uma DARF é através do programa SiCalc da Receita Federal.

Cada tipo de imposto tem um código diferente que identifica o que está sendo pago, no caso imposto sobre ganhos em renda variável o código a ser utilizado é 6015 -> IRPF – GANHOS LÍQUIDOS EM OPERAÇÕES EM BOLSA. A DARF 6015 serve para recolher ir sobre ganhos de day trade e operações comuns.

Confira abaixo o passo a passo


1- Baixe o SiCalc atualizado no site da Receita Federal e instale em seu computador: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/darf-calculo-e-impressao-programa-sicalc-1


DARF 6015 como preencher

2- Inicie o programa. Ao abrir pela primeira vez, você terá que inserir o código do seu Município.

DARF 6015 como preencher

3- Escolha a opção 1- Cálculo dos Acréscimos Legais dos Tributos e Contribuições administrados pela Receita Federal do Brasil e respectiva emissão de DARF. Clique em Continuar.

DARF 6015 como preencher

4- Na tela que abrir, insira a data de pagamento, o código da DARF, mês de apuração e o valor a pagar. Após clique em Calcular.

DARF 6015 como preencher

5- Clique em DARF

DARF 6015 como preencher

6- Preencha os dados conforme imagem abaixo

DARF 6015 como preencher

O SiCalc serve também para calcular a multa e os juros em caso de atraso no pagamento.

Veja também: Planilha Imposto de Renda Ações, Opções e Mini Contratos

Comentários