Meu Imposto de Renda: veja a situação da declaração do IRPF

Você sabe como acompanhar se caiu na malha fina após enviar a declaração do Imposto de Renda? Utilizando o "Meu Imposto de Renda" do portal e-cac no site da Receita Federal é possível ver o extrato de processamento da declaração de IR e ver se existem pendências que deixaram a declaração em malha fina. Caso existam erros, a página "Meu Imposto de Renda" fornece as informações necessárias para que a declaração possa ser retificada e enviada novamente.

consulta pendências imposto de renda

O e-cac permite que o contribuinte confira como está a sua situação perante a Receita Federal. Para gerar o código de acesso é necessário apenas um cadastro rápido. Tenha em mãos os números dos recibos das duas últimas declarações de imposto de renda. Abaixo imagem da tela de login.

portal e-cac receita federal

Na aba "Declarações e Demonstrativos" vá em "DIRPF - Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física > Meu Imposto de Renda (Extrato DIRPF)" e você será direcionado para uma página chamada "Meu Imposto de Renda", onde consta a relação de todas as suas últimas declarações entregues.

consulta pendências imposto de renda

Você poderá verificar o extrato de cada uma das declarações, clicando no ano e depois em "Extrato do processamento", além de ter acesso a outros serviços e informações importantes conforme mostra listagem na imagem abaixo.

consulta pendências imposto de renda

Acesse e verifique se há pendências em sua declaração de IR: 
https://cav.receita.fazenda.gov.br/

Comentários