O que é Bitcoin? BTC/BRL, gráfico e cotações criptomoedas

Bitcoin
Criada em 2009 pelo programador anônimo “Satoshi Nakamoto” (posteriormente revelado ser o Australiano Craig Wright), o Bitcoin se tornou febre entre os investidores em 2017, ano em que teve valorização de mais de 1300%. O Bitcoin é uma moeda virtual, ela não existe fisicamente. Essa moeda não depende de nenhum Banco Central para ser emitida ou negociada, ou seja, é descentralizada (graças à tecnologia Blockchain).

Como as transações com Bitcoin são controladas?


A todo o momento várias pessoas estão enviando Bitcoins umas para as outras. Todas essas transações são registradas em um local público, chamado Blockchain (uma espécie de livro de contabilidade). Aí que entram os “mineradores de Bitcoins”, eles mantêm o sistema seguro validando as transações, e gravando elas no Blockchain. Os mineradores são pessoas/empresas que emprestam recursos computacionais para essa tarefa, instalam um Software expecífico para mineração de Bitcoin e ganham como recompensa uma pequena parcela de Bitcoins por cada bloco que mineram. Até o momento cerca de 17 milhões de Bitcoins foram minerados, porém existe um limite máximo de 21 milhões.

Como faço para comprar Bitcoins?


Você deve abrir conta em uma corretora - Exchange - de moedas digitais (ex: MercadoBitcoin, FoxBit). Em seguida você deve transferir dinheiro para essa corretora para poder comprar seus Bitcoins.

Você também pode comprar sem uma intermediadora, através do peer-to-peer (P2P). Ou seja, pode negociar diretamente com vendedores que atuam neste mercado chamado P2P. Estes enviarão os Bitcoins diretamente para a carteira (Wallet) que você quiser.

Riscos de Investir em Bitcoin
  1. Possibilidade de repressão regulatória mais ampla das Criptomoedas ainda é um temor de investidores do Bitcoin.
  2. Embora já existam muitas empresas e pessoas que aceitam Bitcoins como pagamento, elas ainda não se tornaram uma forma de pagamento tão popular, pois ainda existe uma desconfiança com relação ao controle e segurança no uso da Criptomoeda. Se com o passar do tempo se mostrar uma “moeda de uso limitado”, os investidores podem começar a abandonar a Criptomoeda.
  3. Falha de segurança, ataque hacker, golpes... são alguns dos problemas que podem ocorrer com as Exchanges de moedas digitais. Já existem muitos casos sobre isso, como você pode ver nessa lista do site LocalEthereum.com
O que define o preço

O preço do Bitcoin segue a lei da oferta e da procura. Ou seja, a cotação depende do apetite dos investidores para comprar a criptomoeda.

Cotações de Criptomoedas | Gráfico BTC/BRL

Existem muitas outras Criptomoedas, cada uma pensada para certo tipo de finalidade. Dentre todas elas, o Bitcoin é o mais reconhecido. Confira abaixo a cotação das principais Criptomoedas. BTC/BRL, BTC/USD, LTC/BRL, ETH/USD, IOT/USD, XRP/USD, DSH/USD, BCH/USD, EOS/USD, LTC/USD, ADA/USD, XLM/USD, TRX/USD


Comentários