O que é Monopólio?

Monopólio
Monopólio é quando uma empresa domina completamente um setor: apenas ela fornece aquele tipo de produto ou serviço, ou seja, não possui concorrência. Por causa disso, a empresa possui grande poder sobre o preço praticado em suas mercadorias ou serviços. Logicamente isto aumenta o lucro da empresa, que consegue ter alta margem de lucro.

Encontrar um caso de verdadeiro Monopólio é algo muito raro, pois existem instituições criadas com a finalidade de impedir monopólios e promover a concorrência nos mercados. No Brasil, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é o encarregado por investigar e julgar condutas nocivas à livre concorrência. Este controle é necessário, pois o Monopólio na maioria dos casos é negativo pensando pelo lado do consumidor, que fica refém dos preços abusivos muitas vezes praticados pelas empresas monopolistas.

Olhando por outro lado, o de investidor, encontrar uma empresa que tenha características parecidas com um Monopólio pode ser interessante. Vale lembrar que o próprio Warren Buffett já disse que os investidores deveriam buscar estes tipos de empresas. Isto porque são empresas com grande vantagem competitiva, que têm grande chance de apresentar bons lucros e indicadores de rentabilidade. Concluindo, fique atento às oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.