Scalping, Scalper Trader e Tape Reading. Entenda o que é

Scalper Trader
Scalping é uma estratégia que visa ganhos no curtíssimo prazo através da realização de várias (várias mesmo!) operações intradiárias no mercado financeiro. São operações muito rápidas, que podem não durar sequer um minuto. Ou seja, um Scalper Trader precisa operar com muito dinheiro para conseguir lucrar com poucos centavos de oscilação da cotação. Por serem operações que geram pequenos lucros, o Scalper Trader precisa ter uma porcentagem de acerto muito alta para evitar que uma perda anule todos os seus ganhos. Para se ter idéia, um Scalper Trader chega a ter uma porcentagem de acerto superior a 80%.

Nem sempre é necessário utilizar análise técnica para negócios rápidos. Uma das maneiras mais utilizadas para operar Scalping é o Tape Reading (Leitura do Fluxo de Ordens). O Tape Reading é uma leitura daquilo que está ocorrendo no mercado através do livro de ofertas. Isto inclui a observação de saldo dos maiores compradores e vendedores da ação, força das ordens no livro de ofertas, quantidade das negociações, análise das corretoras que estão gerando a movimentação e etc. Observa-se principalmente a movimentação dos grandes players no ativo. No momento certo, o Scalper Trader “se junta ao lado mais forte” para ganhar dinheiro com uma rápida oscilação nos preços das ações.

O Tape Reading é muito interessante, mas se fosse simples todo mundo apenas observaria o livro de ofertas para comprar ou vender ações. Entender o que os grandes players estão querendo é extremamente difícil. Existem ofertas ocultas, players fazendo pegadinhas no livro de ofertas (pesando um lado para chamar compradores ou vendedores, ou testando a força compradora ou vendedora da ação). Enfim, são vários os pontos que tornam complicada a tarefa de analisar um book de ofertas. Além disso, o “humor” do mercado muda em fração de segundos.

Para concluir, fica o alerta que operar Scalping exige muito conhecimento e dedicação total do trader, que precisará ficar muito tempo na frente do home broker aguardando os momentos ideais de operar. Além do mais, a rapidez necessária para realizar os negócios, somada à pressão de estar operando com muito dinheiro (e com pouca margem para erros) acaba tornando a atividade ainda mais desgastante.

Comentários