O que é ajuste diário no mercado futuro?

ajuste diário no mercado futuro
Quem faz operações no mercado futuro da bolsa de valores já deve ter visto o termo “ajuste diário” diversas vezes em suas notas de corretagem. Você sabe o que é isso? No Mercado Futuro as operações são bastante alavancadas conforme comentamos nos artigos “Entenda os contratos futuros de dólar e mini-dólar” e “Saiba o que é o Ibovespa Futuro”.

Para evitar que investidores que possuam posições em aberto tenham um prejuízo superior ao que realmente seu capital “permite”, a BM&F criou o ajuste diário, que nada mais é que uma proteção para os investidores. Esta proteção faz com que os investidores sempre honrem seus compromissos, então ao final de todos os pregões são creditados os lucros ou debitados os prejuízos de suas contas. Se o investidor não possuir saldo suficiente na conta para realização do ajuste diário, ele deve enviar dinheiro para a corretora. Caso contrário, serão executadas as garantias depositadas e ele não poderá mais negociar até a regularização da situação. Ou seja, não é como uma operação com ações, que você só tem o lucro ou prejuízo ajustado em sua conta quando a operação é encerrada.

No mercado futuro de índice este ajuste diário é feito com base na média das negociações que ocorrem entre o horário 17h55 e 18h10. Já no mercado futuro de dólar este ajuste é com a media das operações realizadas entre 15h50 e 16h. O valor a ser creditado ou debitado da conta do investidor leva em considera a cotação de ajuste do dia anterior e a cotação de ajuste do dia atual.

As cotações de ajuste podem ser vistas no site da BM&FBovespa.

Comentários