Entenda a estratégia de flipagem na bolsa de valores

Entenda a estratégia de flipagem na bolsa de valores
Uma das estratégias que alguns investidores da bolsa de valores, também conhecidos como flippers, utilizam para ganhar dinheiro no mercado financeiro, é conhecida pelo termo “flipagem”. De forma resumida, é um método que consiste em vender, no primeiro dia da liberação de negociação na bolsa, as ações ou cotas adquiridas através da oferta pública inicial (IPO) ou oferta secundária (também chamada de follow on, subscrição ou aumento de capital). 

O entendimento por trás da estratégia de flipagem está baseado no fato de as ações, ou cotas de fundos imobiliários e ETFs, muitas vezes subirem forte logo nas primeiras horas ou minutos do pregão de estreia na bolsa - tudo isso em função da euforia inicial dos investidores em torno do novo ativo. Já quando falamos das ofertas secundárias, a flipagem se torna atraente somente quando o custo para realizar o exercício da subscrição é inferior à cotação atual do ativo. 

A estratégia de flipagem é completamente especulativa, sem base em nenhum fundamento de longo prazo, e portanto está longe de ser infalível. É exatamente por isso que os investidores costumam realizar essas operações nas épocas em que o mercado está em tendência de alta, pois isso costuma ajudar a “alavancar” o primeiro dia de negociação dos papeis estreantes. Dessa forma aumentam as chances de sucesso nas operações. Para finalizar, esteja ciente que na bolsa de valores nada é garantido, e essa é mais uma estratégia de alto risco, que pode gerar um enorme prejuízo caso o papel se movimente para o lado contrário ao desejado logo na abertura do pregão de estreia.

Comentários