Saiba o que é taxa de juros real

taxa de juros real
A taxa de juros real é uma forma de medir a rentabilidade real de um investimento. Basicamente é a diferença entre a taxa de juros que o investimento está pagando (a taxa nominal) e a inflação. Isso significa que a taxa de juros real vai mostrar o quanto de fato um investidor terá aumentado seu poder de compra através de determinado investimento.

Explicando de forma simplificada, se você aplicar seu dinheiro em um investimento que lhe rendeu 12% ao ano, mas a inflação no mesmo período foi de 7,5%, o seu ganho real foi de 4,5%. Essa é a taxa de juros real. O ganho do investimento foi em parte consumido pela inflação, ou seja, pelo aumento de preços de produtos e serviços.

É por esse motivo que um investidor deve ficar muito atento à taxa de juros real dos seus investimentos, pois na grande maioria das vezes a ideia não é apenas se proteger da inflação, mas também aumentar o poder de compra. Saber exatamente onde está investindo o dinheiro e qual a rentabilidade real, ajudará a atingir os objetivos financeiros mais rapidamente.

Comentários