Entenda a sigla FAANG do mercado de ações

FAANG
A sigla FAANG refere-se às 5 maiores empresas de tecnologia que se destacam no ambiente norte-americano: Facebook (Meta), Amazon, Apple, Netflix e Google (Alphabet). A abreviação foi proposta em 2013, pelo apresentador Jim Cramer da CNBC, porém na época apareceu como FANG. A partir de 2017, a Apple foi incluída na sigla, tornando-se FAANG.

Os ativos da FAANG formam uma parcela significativa do índice S&P 500, que representa as 500 ações mais negociadas nas bolsas dos Estados Unidos. Juntas, as ações da FAANG representam cerca de 20% de todo o índice, com um valor de mercado combinado de aproximadamente US$ 7 trilhões.

O desempenho das ações dessas gigantes da tecnologia tendem a influenciar não só o mercado norte-americano, como também todos os outros mercados pelo mundo. Exatamente por isso, essas ações tornam-se excelentes opções para quem busca diversificar os investimentos, já que não são afetadas pelos resultados da economia brasileira.

É possível investir nessas ações através de uma conta em uma corretora no exterior. Mas, também existe forma mais prática que é pelo próprio mercado brasileiro, mais especificamente através das BDRs (M1TA34, AMZO34, AAPL34, NFLX34, GOGL34).

Confira um breve resumo sobre essas empresas que revolucionaram o setor de tecnologia:

✅ Criado em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook é a empresa responsável pelo controle de serviços como Instagram, Facebook, Instagram. Em 2021, a empresa decidiu mudar seu nome para Meta.

✅ Fundada em 5 de julho de 1994, a Amazon foi considerada a empresa mais valiosa do mundo em 2021. Ela iniciou sua trajetória vendendo livros on-line e ao longo do tempo se tornou uma gigante do comércio eletrônico, com presença em diversos mercados.

✅ Criada em 1976, a Apple foi pioneira no mercado de computadores pessoais. Mas a grande revolução foi em 2007, quando Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone. Em 2022, a Apple atingiu marca inédita ao se tornar a primeira empresa da história a ultrapassar US$ 3 trilhões em valor de mercado.

✅ Fundada em 29 de agosto de 1997, a Netflix iniciou como uma empresa de aluguel de DVDs por correspondência. Posteriormente lançou sua própria plataforma de streaming, revolucionando o mercado.

✅ Controlado atualmente pela holding Alphabet, o Google foi fundado como empresa privada em 4 de setembro de 1998 e tornou-se o maior buscador da Internet. A empresa também desenvolveu e adquiriu outros serviços, como o sistema operacional Android, YouTube, Gmail, Waze, Maps, entre outros.

Como podemos observar, essas empresas possuem grande potencial de resultados por serem líderes em seus setores de atuação. Portanto, a escolha dessas ações pode ser uma alternativa para quem deseja diversificar a carteira de investimentos e se expor ao mercado de tecnologia.

Comentários