Entenda o que é o indicador Payroll

Payroll
A influência dos Estados Unidos na economia mundial é algo inegável. Isso torna muito importante acompanhar os indicadores econômicos divulgados por lá. Um relatório que deve ser acompanhado por todos os investidores se chama Payroll.

A divulgação do Payroll pode gerar uma volatilidade muito grande em curto espaço de tempo, por isso pessoas que operam day trade precisam tomar cuidado ainda maior. Mudanças bruscas no movimento podem levar os traders a grandes prejuízos caso não estejam utilizando stop.

O termo “Payroll”, também conhecido como non-farm Payroll, significa “folha de pagamento” e é um indicador do mercado dos Estados Unidos que mede o nível de emprego do país. Esse relatório mostra o número de pessoas empregadas nos EUA e as diferenças em termos de demissões e contratações.

Elaborado pelo Bureau of Labor Statistics, a divulgação ocorre na primeira sexta-feira do mês ou, no máximo, na segunda-feira seguinte, em caso de feriado ou evento oficial. O payroll é um indicador macroeconômico que apresenta as condições da força produtiva dos Estados Unidos. Indica, portanto, o número de pessoas ocupadas, a taxa de desemprego, o volume de contratações e demissões em diversos setores. Isso permite entender qual será a melhor estratégia de operação a ser seguida, já que algumas projeções podem ser feitas a partir dos dados divulgados.

Um número de empregos gerados aquém das expectativas, pode indicar que a situação da economia americana exige mais atenção. Já o contrário indica aquecimento e potencial de valorização no segmento.

Na prática, se o relatório apresentar dados abaixo das expectativas, a tendência é que a bolsa dos Estados Unidos caia. Isso gera um efeito que respinga em outros mercados, inclusive a B3 aqui no Brasil. Mas, se os dados vierem acima do esperado, é comum que o mercado americano se valorize e reflita nas outras bolsas do mundo. A publicação do relatório é, portanto, muitas vezes um momento crítico para quem opera na bolsa.

O anúncio do Payroll impacta também o dólar, já que a subida do mercado americano tende a valorizar a moeda. Como consequência, contratos futuros atrelados ao dólar podem ser igualmente afetados. Vale lembrar, no entanto, que todos esses impactos citados podem variar nos mercados de cada país.

Como você pode perceber, o Payroll tem influência no desempenho das bolsas de valores de todo o mundo. Por isso, quem adota uma estratégia de trading pode se beneficiar de acompanhar a sua divulgação e saber analisar os números apresentados. Apenas tome cuidado com o aumento da volatilidade nos períodos de divulgação do relatório. E escolha se é o momento adequado para operar ou ficar na retaguarda.

No momento da divulgação, os preços tendem a variar com muita intensidade. Para quem faz day trade, as oscilações exigem ainda mais conhecimentos e reforço da análise técnica. Dependendo do cenário, a divulgação do Payroll pode ser o período ideal para ficar de fora das operações, até que o ambiente estabilize. Os que preferem operar swing trade podem optar por abrir uma posição nesse momento para fechá-la posteriormente, por exemplo. De qualquer forma, mesmo que você opte por não operar em dia de Payroll, pode ser interessante observar sua publicação e os efeitos que ela causa.

Comentários