Trash and Cash: prática ilícita no mercado financeiro

trash and cash
Você que investe no mercado de ações certamente já escutou comentários sobre casos de investidores mal-intencionados que, para obterem vantagem indevida ou lucro, espalharam rumores negativos sobre uma empresa para induzir outros investidores a venderem os ativos. No final, todas as notícias foram negadas e o preço do ativo retornou ao mesmo patamar anterior. Entre as mais conhecidas do mercado financeiro, essa prática ilegal é chamada de “trash and cash” (em português, “falar mal e embolsar o lucro”) e é passível de punição. Ela é exatamente o oposto da prática “pump and dump”.

A prática ilícita trash and cash é geralmente realizada em títulos ilíquidos e gera perdas significativas para os investidores que acabaram sendo influenciados pelas más notícias espalhadas. Basicamente os manipuladores vendem a descoberto o ativo (trash), espalham as notícias para derrubar artificialmente o preço e, posteriormente, recompram o papel com lucro (cash). Mas de quem esses manipuladores recompram os ativos? Precisamente dos investidores que caíram na armadilha criada. Ou seja, os investidores enganados venderam os ativos a qualquer preço para os manipuladores, acreditando que a informação era verdadeira e a ação continuaria caindo. 

As redes sociais, fóruns de discussão e chats do mercado financeiro, atualmente são ferramentas amplamente utilizadas pelos investidores para compartilhar ideias de investimentos, e têm potencializado esse tipo de prática ilícita. Na maioria das vezes, justamente pela falta de experiência no mercado, investidores iniciantes caem facilmente nestas armadilhas. Portanto, sempre tome cuidado com qualquer informação em torno dos ativos, e investigue a veracidade da informação antes de tomar a decisão definitiva de compra ou venda.

Comentários