O que são Fiagros e a semelhança com os FIIs

fiagro
Os Fiagros, Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais, são uma alternativa de investimento extremamente interessante para diversificar a carteira de investimentos. É uma belíssima alternativa para investir no setor do agronegócio, sem ser diretamente através de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e de ações de empresas que atuam nesse segmento. Vale destacar que esse setor é destaque na composição do PIB nacional, além de ser bastante resiliente em crises.

Os Fiagros são um investimento de renda variável, que foram regulamentados em 2021, baseados na legislação dos Fundos Imobiliários. A semelhança com os Fundos Imobiliários é tão grande, que os Fiagros são chamados de FIIs do agronegócio.

O Fiagro nasce da captação de recursos de diversos investidores para aplicar em ativos de investimento do agronegócio, sejam imóveis rurais ou atividades ligadas à produção do setor. Cabe ao administrador do fundo fazer a captação através da venda de cotas para investidores interessados.

Nos fundos imobiliários, os cotistas aplicam o dinheiro no mercado imobiliário. Já nos Fiagros os cotistas aplicam o dinheiro para financiar as cadeias produtivas agroindustriais. Apesar dos recursos dos fundos irem para finalidades completamente diferentes, o objetivo dos investidores é o mesmo: ganhar dinheiro. Seja FII ou Fiagro, o retorno dos investimentos realizados pelo fundo é distribuído proporcionalmente entre os cotistas em forma de proventos.

Os Fiagros distribuem o resultado líquido de suas operações em forma de dividendos, em período mensal e proporcional à quantidade de cotas de cada investidor. O resultado líquido é o valor que sobra da receita após o pagamento de todas as obrigações e despesas do fundo. Ou seja, tudo exatamente como ocorre nos fundos imobiliários, inclusive os rendimentos mensais também são isentos de imposto de renda.

Apenas não se esqueça que, embora paguem os rendimentos mensais, os Fiagros são produtos de renda variável, isto é, o valor da cota varia de acordo com a lei de oferta e demanda. Nessa parte você precisa prestar atenção na questão do imposto de renda, pois há incidência de 20% de IR sobre o ganho de capital. O fato gerador ocorre apenas na venda, e no caso de vender a cota por um valor maior que o valor da compra.

Os recursos de um Fiagro podem ser utilizados para vários objetivos, como adquirir certificados de recebíveis, comprar, alugar e desenvolver imóveis rurais, cotas de Fundos de Investimentos que apliquem no agro, direitos creditórios de imóveis rurais ou títulos de securitização, comprar ações de empresas do setor e muitas outras.

Existem três classificações de Fiagros. A diferença entre eles está justamente na forma que o patrimônio do fundo é investido. Veja abaixo um breve resumo sobre cada tipo.

✔ Fiagro-FIDC: Investe em direitos creditórios. No caso do Fiagro, os recebíveis que dão lastro ao fundo se referem a atividades agroindustriais. Para financiar a produção e manter a atividade operacional, eventualmente as empresas do agronegócio precisam antecipar seus recebíveis.

✔ Fiagro-FIP (Fundo de Investimento em Participações): Investe em empresas em desenvolvimento na cadeia agroindustrial. Objetivo desse tipo de fundo é tornar-se sócio de empresas desse setor, participar de suas decisões e resultados.

✔ Fiagro-FII: Investe em propriedades imobiliárias rurais, ou seja, terras e/ou imóveis agrícolas. Esses Fiagros também podem investir na compra de LCAs e CRAs visando uma melhor composição e diversificação da carteira.

Para investir em Fiagros basta abrir uma conta em uma corretora de valores e buscar pelo código do Fiagro que você deseja investir. Assim como ocorre nas transações com ações e fundos imobiliários, você apenas terá que inserir a quantidade e o preço que deseja pagar pela cota. Mesmo com pouco dinheiro já é possível realizar o investimento. O procedimento todo é muito fácil tanto para comprar como para vender, pois além de ser possível fazer tudo pelo Home Broker, os ativos costumam ter uma boa liquidez.

Você pode ver quais são os Fiagros listados através do site da B3 (link a seguir): https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fiagro/fiagros-fii/

Comentários