Conheça o mega investidor Guilherme Affonso Ferreira

Guilherme Affonso Ferreira
Formado em Engenharia de Produção na USP, Guilherme Affonso Ferreira, é um dos maiores e mais experientes investidores brasileiros, e sócio fundador da Teorema Capital.

Entre 1986 e 2008, Guilherme foi diretor-presidente da Bahema, no período em que a companhia foi acionista relevante do Unibanco, e obteve um retorno de 50% ao ano, em dólares, com as ações do banco.

O currículo desse grande investidor não termina por aí, ele também já teve passagens importantes como membro do conselho de empresas como Unibanco, Metal Leve, Eternit, Pão de Açúcar, Gafisa, Arezzo e Petrobras.

Desde cedo Guilherme já estava inserido no mundo dos negócios, pois sua família trabalhava com revenda da Caterpillar, que atualmente é a fabricante líder mundial de equipamentos para construção e mineração, motores a gás natural e diesel, turbinas industriais e locomotivas elétricas a diesel. Isso gerou para ele a oportunidade de ampliar sua visão de empreendedorismo. E de fato aproveitou a oportunidade que teve.

Em relação às suas dicas, que ele julga serem essenciais para investir com sucesso no mercado de ações, Guilherme Affonso Ferreira destaca que é importante buscar investimentos de longo prazo que sejam sólidos e rentáveis. E para conseguir encontrá-los, é necessário construir uma boa base de conhecimento em análise fundamentalista. Ele é um adepto do Value Investing.

Isso significa que, na visão dele, para investir bem você será obrigado a conhecer os pontos fracos e fortes da empresa, geração de caixa, perspectivas de crescimento, entre outros.

Outro ponto extremamente importante, é o de evitar aquelas empresas conhecidas por serem problemáticas. Evitá-las já é um passo importante para não correr o risco de sair do mercado com perdas irrecuperáveis e que seriam absolutamente evitáveis.

Outra recomendação é estudar diferentes cenários para entender quais seriam os impactos nos investimentos em cada situação. Dessa forma, você não será pego de surpresa e poderá se adiantar logo que perceber qualquer mudança de rumo da análise inicial.

Por último, Guilherme também alerta que jamais se deve contar com a sorte. Investir em renda variável precisa de um excelente planejamento. Esse é um requisito obrigatório, e se negligenciado, com certeza não se obterá os rendimentos desejados.

Veja algumas frases de Guilherme Affonso Ferreira

✅ “Analise a fundo a empresa em que vai investir. É preciso entender seus pontos fortes e fracos e sua estratégia de crescimento.”

✅ “Decidir qual é o melhor momento para comprar uma ação é tão importante quanto resolver quando vendê-la. Só venda se o desempenho da empresa ficar abaixo do esperado e não houver perspectiva de melhora.”

✅ “Mantenha sua estratégia de investimento durante as crises. O mercado de ações é volátil. Quedas pontuais não devem assustar o investidor de longo prazo.”

✅ “Avalie o histórico dos donos e principais executivos das empresas antes de investir. Escolher as pessoas certas é mais importante do que escolher a indústria certa. Bons gestores são capazes de fazer a diferença.”

Comentários