Se livre do medo de investir

medo de investir
Você ainda é daquelas pessoas que possuem medo de colocar o dinheiro em investimentos menos tradicionais no Brasil? Mexer com o mercado financeiro envolve riscos e decisões importantes e, portanto, é normal ter esse receio de investir um dinheiro que foi muitas vezes custoso para juntar.

Controlar o medo é difícil, principalmente quando ainda somos investidores iniciantes. Porém, o excesso de pessimismo pode atrapalhar as nossas decisões de investimentos e fazer deixar passar na nossa frente as melhores oportunidades do mercado financeiro. A única forma de perder o medo de investir é estudando e aumentando cada vez mais seu conhecimento sobre o assunto.

Primeiro, acostume-se a poupar e juntar algum dinheiro. Mesmo que ainda tenha uma pequena quantia, existem diversas opções, em renda fixa e também em renda variável, para botar o dinheiro para render. Começar a criar esse hábito de poupar já vai lhe ajudar a mudar sua visão sobre os investimentos, e criar aquela esperança de em algum momento atingir a tão esperada liberdade financeira.

O primeiro passo para pôr isso em prática, é começar a praticar hábitos simples que fazem toda a diferença na organização financeira. Por exemplo, nunca gaste mais do que ganha, controle o uso do cartão de crédito, evite endividamentos com empréstimos, reserve uma parte de seu salário para investir. Conseguindo colocar isso em prática, busque aprender mais sobre os investimentos e as possibilidades que o mercado oferece.

Investir é necessário e pode fazer sua vida financeira mudar de patamar. Porém, não é apenas investir, mas sim INVESTIR BEM. Pois existem alternativas tradicionais que perdem às vezes até mesmo para a inflação, ou seja, você está investindo, mas ainda assim perdendo o seu poder de compra. É o caso muitas vezes da poupança, onde a grande maioria dos brasileiros coloca o dinheiro, por total falta de conhecimento, facilidade, e por simples medo das outras alternativas.

A desinformação em função da baixa educação financeira dos brasileiros, o medo de cair em golpes e de perder dinheiro são as principais causas desse pânico na hora de investir. Muitas vezes isso faz as pessoas procurarem por investimentos extremamente conservadores. Vale destacar que escolher o investimento errado pode acabar desestimulando, com o passar do tempo, esse hábito que deveria ser sagrado.

Ponha também um pouco de lado o medo de cair em golpes. Antes de investir basta pesquisar bem e você saberá diferenciar facilmente uma falsa promessa de uma oportunidade real e regulamentada para fazer o dinheiro trabalhar por você. Desconfie de promessas que oferecem rentabilidades mirabolantes, pois é o primeiro indício de golpe.

Por fim, estude sobre renda fixa e renda variável, leia artigos e livros, participe de fóruns e cursos. Converse com conhecidos que já investem. Assim você ganhará confiança para tomar suas decisões e, ao longo do tempo, poderá até chegar a ter uma carteira de investimentos mais ousada. Tudo vai depender do conhecimento adquirido, pois é ele que vai te dar a clareza necessária para investir.

Comentários